Blog - Como criar um mascote que representa a sua empresa Mazzucco Rótulos e Etiquetas

Acha que criar um mascote é moleza? Esse artigo vai te fazer mudar de ideia com muita informação e exemplos de mascotes que deram certo. Leia ele agora mesmo!

 Existem inúmeras maneiras de representar a sua empresa visualmente. O logo é a mais comum delas, basicamente é a representação da sua empresa, dos significados e valores dela em um “símbolo” facilmente reconhecível. Mas há muitas outras: a tipografia, a identidade visual e as peças de divulgação.

Mas existe uma em específico que, se bem usada, pode fazer as pessoas simpatizarem e até mesmo se identificarem melhor com a sua empresa. Uma que pode fazer sua marca expressar emoções e até mesmo se vestir para datas especiais.

Sim, estamos falando dos mascotes! Eles vêm para aproximar as pessoas das empresas, comunicando os valores e melhorando o relacionamento dos consumidores com os produtos ou serviços oferecidos. Mas não é fácil criar um mascote e muito menos explorar todo o potencial dele.

A seguir contaremos o que você precisa levar em conta na hora de criar um mascote para sua empresa. Continue lendo nosso artigo para descobrir. Vamos lá?


1 - Seja criativo!

Originalidade e criatividade é tudo nessa hora. Avisamos desde já, nada de apenas colocar olhinhos e boquinhas no seu produto como muitas marcas fazem. Essa época já ficou para trás faz muito tempo. Isso só vai deixar claro para todo mundo que o mascote não foi criado com muito empenho.

Veja o caso do Sucrilhos Kellogg’s, em vez de colocar um rosto na caixa ou nos flocos de milho, a marca usa um tigre como uma forma de se personificar. E o tigre, por sua vez, é uma representação da força, rapidez e agilidade resultantes da energia fornecida pelos flocos de milho açucarados. Genial, né?

Os salgadinhos Fandangos são outro ótimo exemplo. Eles são feitos de milho, mas nem por isso é uma espiga antropomórfica que estampa as embalagens. O escolhido foi um simpático espantalho, que também está ligado à matéria-prima dos produtos da marca.

 

2 - O mascote e a sua marca

O mascote deve ser facilmente relacionável com a sua marca. Seja nas cores, nos acessórios que usar ou no comportamento (como falaremos mais adiante), as pessoas devem bater o olho e já saber a que empresa ele pertence.

Veja o caso do Ronald McDonald, o famoso palhaço leva o nome da maior rede de fast food que existe. Ele é um palhaço que é mascote de uma empresa que vende hambúrgueres, fritas e refrigerante. Nada a ver, né? Mas assim que você bate o olho nele, você sabe que o Ronald é do McDonald’s, por causa das cores usadas e até do comportamento dele em comerciais.

 

E falando em comportamento…

 

3 - Como seu mascote deve se comportar

Antigamente, os mascotes ficavam restritos às embalagens dos produtos e materiais de divulgação. Quem tivesse uma marca com mais dinheiro poderia inseri-lo em um comercial para televisão e olhe lá.

Hoje tudo mudou, seu mascote pode chegar ao consumidor nos mais diversos formatos: posts para redes sociais, animações, vídeos, stories e até mesmo textos que assumam a personalidade dele. Logo, é de suma importância que o comportamento do seu mascote esteja bem definido, para não acabar destoando.

Ele deve estar alinhado com os valores da marca. Não adianta ter um mascote todo certinho se a sua marca for conhecida por ser transgressora e contestadora. Ou então criar um personagem engraçadinho para uma empresa mais séria.

E aí vai uma dica extra: o mascote não é a personificação do dono da empresa, mas da marca. Não crie um mascote que se comporte ou se pareça com um dos fundadores ou donos da sua empresa.

Prontinho, agora você já sabe o que fazer e não fazer na hora de criar o seu mascote. E se você quiser deixar ele bem colorido e em destaque no rótulo do seu produto, entre em contato com a Mazzucco!


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